sábado, 16 de janeiro de 2016


“Meus atos hoje são anulados pelo prazer do orgulho, da arrogância e da prepotência do Prefeito Izaías Régis”, diz Rosa Quidute em Carta Aberta




A Vice-prefeita Rosa Quidute (PSB) enviou a seguinte Carta Aberta ao Blog do Carlos Eugênio:


“CARTA ABERTA AO POVO DE GARANHUNS - Por Rosa Quidute – Vice-prefeita de Garanhuns.


Quero compartilhar com todos os garanhuenses os momentos de alegria e de angustia que vivi ao assumir a Prefeitura de Garanhuns no período de 27 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016. Foi um período curto, é verdade, mas suficiente para mostrarmos o nosso compromisso com a verdade e com o povo de Garanhuns.



Alegria por poder abrir o Gabinete do Prefeito para a população. Recebemos líderes comunitários, religiosos, políticos, enfim, pessoas simples, que com o seu suor constroem a nossa Garanhuns. Alegria por ter enviado o Projeto de Lei a Câmara Municipal visando à criação do segundo Conselho Tutelar do Município, já que uma Decisão Judicial e a Legislação vigente dão suporte a essa iniciativa. Mas, sobretudo, fiquei feliz por poder convocar os Concursados. Cidadãos que estudaram, que se esforçaram, ficaram privados de horas de lazer e de convívio familiar para conquistar o tão sonhado emprego público e que por consequência mereciam ser convocados para desempenhar as suas funções. Fiquei muito feliz por todas essas ações.


Mas também fiquei triste e acredito que muitos garanhuenses também ficaram por conta dos fatos que marcaram a nossa Gestão em Exercício. Fui desrespeitada, não apenas como Prefeita, mas também como Cidadã. Os atos de insubordinação do Secretário de Administração de Garanhuns, que atendendo a ordens do Prefeito Izaías Régis, deixou de atender as nossas solicitações no tocante a confecção das Portarias de nomeação dos Concursados, me remeteram a momentos de muita angústia.



Como não tinha auxiliares para confeccionar os documentos, bem como analisar as suas particularidades, usei uma das Portarias já assinadas pelo Prefeito Izaías Régis como modelo; fiz um estudo detalhado dos Candidatados que já haviam sido convocados e da Portaria de Homologação do Concurso, bem como me preocupei em apurar os índices da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que em outubro de 2015, estavam em 49,14%, portanto, bem abaixo do Limite Prudencial de 51,3% previstos pela LRF. Trabalhei com responsabilidade, pois minha história de vida mostra que sou assim. Não deixei de exercer o meu papel de Prefeita, legalmente me conferido pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município. Por fim, tive que convidar os Concursados para entregar-lhes as Portarias e assim validar o meu ato, pois não pudemos como Prefeita, publicar a documentação no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE), noutra forma de desrespeito ao cargo de Prefeita.


A minha tristeza se amplia diante das posições do Prefeito Izaías Régis, que ao retornar “ao território brasileiro” considerou normal a forma como fui tratada por “sua equipe” e se posicionou como se Garanhuns fosse uma das suas propriedades, assim como fiquei triste diante da afirmação do Prefeito de que Eu não deveria ter feito nada durante a minha Gestão, me resguardando apenas a figurar como a Prefeita em Exercício, imóvel, inócua e improdutiva. Mas, isso, Prefeito, eu nunca farei!



Mesmo observando que os meus atos hoje são anulados pelo prazer do orgulho, da arrogância e da prepotência do Prefeito Izaías Régis, me sinto realizada, pois conseguimos despertar nesse Governo que desrespeita as pessoas, a necessidade de viabilizar as 186 convocações dos concursados. O Prefeito pode até apagar o nosso nome das Portarias, mas não da consciência das pessoas o nosso esforço, contra tudo e contra todos, para convocar os concursados e ser a Prefeita que Garanhuns merece ter, mesmo que por um curto período.


Agradeço a todos que nos ajudaram nessa caminhada. Perdoo aqueles que colocam as ordens superiores acima da ética profissional e me congratulo com os cidadãos de Garanhuns, sempre vislumbrando um futuro melhor para a nossa Cidade.


Um abraço fraterno em todos.


Rosa Quidute
Vice-prefeita de Garanhuns”.

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição dos Agentes Públicos citados na Carta Aberta de Rosa Quidute, para que possam dar as suas versões quanto aos fatos publicados neste espaço.

Postado por Carlos Eugênio

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016


SAÚDE: Garanhuns notifica 30 Casos de Microcefalia




A Secretaria de Saúde de Garanhuns informa que tem intensificado as ações de acompanhamento às mães e gestantes cujas crianças tenham sido notificadas com suspeita de microcefalia.



De acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, 29 crianças já foram notificadas com suspeita de microcefalia e estão em investigação. Em relação a fetos com microcefalia intra-útero, apenas um caso foi notificado.


O protocolo de atendimento dos casos com microcefalia, estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e adaptado pela Secretaria Municipal, foi divulgado na tarde de ontem, dia 14, pela Coordenação da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica aos médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O protocolo irá contemplar casos de feto com microcefalia intra-útero, gestantes, puérperas e bebês diagnosticados com a suspeita e/ou confirmação da malformação, além de gestantes com exantema.


Toda gestante que for identificada com exantema – que são manchas vermelhas pelo corpo –, segue o fluxo de coleta de exames, realiza ultrassonografia (USG) entre a 32ª e 35ª semana de gestação e continua o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS). Em caso de gestante com diagnóstico de feto com microcefalia intra-uterino durante o pré-natal, a mãe continua sendo acompanhada na UBS, repetindo a USG de acordo com a avaliação médica, conforme o protocolo. Em paralelo a isso, a Gestante terá acompanhamento psicológico até o nascimento da criança e, posteriormente, durante o tratamento da mesma.


O protocolo também define diretrizes de atendimentos aos bebês nascidos com suspeita de microcefalia. Esses casos serão encaminhados à avaliação da Referência Estadual Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, para a investigação e, se necessário, serão submetidos a exames neurológicos e de imagem. Enquanto isso, a Unidade Básica de Saúde continuará acompanhando a mãe e o recém-nascido. Em caso confirmado de microcefalia, a criança passa a ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, além do suporte emocional aos pais. Todas essas orientações do protocolo serão válidas tanto para a rede pública de saúde quanto para os hospitais privados. (Com informações e imagem de Ruthe Santana/SECOM/PMG)

Postado por Carlos Eugênio


15/01/2016 16h50 - Atualizado em 15/01/2016 20h01

Duas pessoas são presas em protesto contra aumento de passagens
De acordo com a polícia, dupla foi detida por vandalismo.
Passeata reúne cerca de 400 pessoas na área central do Recife.


Manifestantes discutem com policiais depois que manifestantes foram detidos
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Aproximadamente 400 pessoas protestam na tarde desta sexta-feira (15) contra o aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Durante o ato, houve confusão entre a Polícia Militar e manifestantes. Enquanto o protesto passava pela Avenida Conde da Boa Vista, uma dupla que fazia parte da passeata foi presa.

Durante o tumulto, integrantes do protesto jogaram pedras contra os policiais. A Polícia Militar tentou conter os manifestantes à força e usou spray de pimenta. Segundo a polícia, a dupla foi presa por vandalismo e encaminhada à delegacia mais próxima.

Por volta das 19h, houve novo tumulto com os policiais. Os manifestantes tocaram fogo em caixas de papelão no cruzamento das avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros e, em seguida, houve disparos de balas de borracha.

A Polícia Militar conta com homens do Grupo de Apoio Tatico Itinerante (Gati) na manifestação. Segundo o Major Júlio Aragão, 80 policiais estão na ação. "O nosso objetivo é garantir que a manifestação seja pacífica e que o cidadão que esteja passando pela área também não seja prejudicado", pontuou. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também acompanham o protesto.
Avenida Agamenon Magalhães foi fechada durante passagem dos manifestantes (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

A concentração do protesto começou na Praça do Derby, na região central do Recife, às 14h30. Por volta das 16h, o grupo saiu em marcha, em direção à Secretaria das Cidades, no bairro da Boa Vista. A passeata interditou as avenidas Agamenon Magalhães e Carlos de Lima Cavalcanti. Utilizando um carro de som, os integrantes do protesto seguram cartazes e tocam instrumentos para criticar o aumento das passagens.
Manifestação segue pelo bairro da Boa Vista
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Durante a passagem pela Avenida Conde da Boa Vista em direção ao Centro do Recife, o grupo parou a passeata em alguns cruzamentos, como na Rua dom Bosco e na Rua da Soledade. Quem esperava o transporte nas paradas de ônibus da avenida entendeu a reivindicação, apesar do atraso do transporte devido à manifestação. "Esse aumento que estão propondo é um absurdo", comenta a cozinheira Roseane Santos, aguardando transporte em direção ao centro do Recife.
Protesto conta com um carro de som (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Por volta das 17h, o grupo parou no cruzamento da Conde da Boa Vista com a Rua Gervásio Pires. Devido à interdição da via nas imediações da Secretaria das Cidades feita pela polícia, os integrantes do protesto decidiram permanecer no local e realizar uma assembleia para reivindicar melhorias no transporte público.

Durante o ato, houve vaias ao governador Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Julio. Durante discurso de alguns representantes do evento, houve referência aos jovens Camila Mirele eHarlynton dos Santos, mortos no ano passado durante uso do transporte público.

Por volta das 18h30, o grupo interditou o cruzamento entre a Avenida Guararapes e a Rua do Sol. Após determinação dos organizadores, a passeata segue para o Cais de Santa Rita. Também foi fechado os cruzamentos das avenidas Guararapes e Dantas Barreto. Passageiros de ônibus que fazem itinerários próximos às vias ocupadas pelo protesto desceram dos coletivos.

Ao longo da manifestação, a estimativa dos próprios organizadores foi de 400 pessoas. A PM não informou a estimativa de pessoas que aderiram ao ato.
Integrantes da passeata tentam impedir passagem do carro da polícia com manifestantes detidos
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

A organização do evento afirma que há representantes de centrais sindicais e de partidos políticos como o PSOL e o PSTU, além de estudantes universitários e membros de organizações como a União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e de Diretórios Centrais estudantis.

Segundo Jair Marques, presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), o objetivo também é reivindicar melhores qualidades no trasnsporte público e a ampliação do passe livre estudantil. "Os ônibus são superlotados e o trabalhador não pode arcar com os gastos excessivos caso haja aumento no preço da passagem", comenta.

"Temos observado que as outras capitais brasileiras têm tido um aumento de R$ 0,30 a R$ 0,40, completamente diferente do que foi proposto aqui", complementa Marques. Segundo sugestão do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), a tarifa A subiria dos atuais R$ 2,45 para R$ 3,25. A tarifa B sairia dos R$ 3,35 para R$ 4,40.

O aumento das tarifas será discutido em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano inicialmente marcada para esta sexta (15), mas adiada para a segunda (18). Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o encontro dos conselheiros foi adiado para que o órgão possa finalizar os estudos que possibilitam definir o aumento das tarifas.
Manifestantes usam instrumentos para protestar contra aumento das passagens
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Concentração de manifestantes é na Praça do Derby, na área central do Recife
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Manifestantes seguram cartazes com mensagens contra o aumento das passagens
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Inscrições e Data das Provas do Concurso da Secretaria Estadual de Educação são prorrogadas




As Inscrições para o concurso público da Secretaria Estadual de Educação foram prorrogadas até o próximo dia 1º de fevereiro. Há vagas para três mil professores nas áreas de Ensino Básico, Educação Especial e Educação Profissional.


Os interessados devem realizar a inscrição no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As inscrições custam R$ 68, para os cargos de nível superior, e R$ 50, para os de nível médio. A data de realização das provas também foi prorrogada para o dia 20 de março de 2016. A remuneração inicial é de R$ 1.917,78 e a carga horária é de 200h mensais.

Para Educação Básica, as vagas são nas áreas de Matemática; Física; Química; Biologia; Língua portuguesa; Educação Física. Para Educação Especial, a disponibilidade é para intérprete e instrutor de Língua Brasileira de Sinais e Brailista. Na área de Educação Profissional, serão contratados professores com formação nas áreas de Ambiente e Saúde; Segurança do Trabalho; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Hospitalidade e Lazer.

Postado por Carlos Eugênio

Homilia Diária.118: Sexta-feira de 1.ª Semana do Tempo Comum (P) - Os po...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016


Criminoso rouba Padres e leva R$ 7 mil de Casa Paroquial em Garanhuns




Dois padres foram roubados dentro da casa paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aqui em Garanhuns, nesta quarta-feira, dia 13. O padre Gabriel Hofstede contou que o homem levou cerca de R$ 7 mil do local. "Eu estava com outro padre (Padre Francisco Gabriel, imagem abaixo) e um vizinho que mora perto da Igreja. Estávamos trocando dinheiro quando o homem chegou e anunciou o assalto", disse.


O G1 entrou em contato com o 9º Batalhão da Polícia Militar de Garanhuns, que confirmou o fato, mas não quis dar mais informações sobre o caso, que vem sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. Imagens de uma das câmeras de segurança mostram o momento em que o assaltante entra na Casa Paroquial e sai com o dinheiro em um saco plástico.

O Padre Gabriel não soube informar se o criminoso estava armado. "Ele não agrediu ninguém. Só pediu o dinheiro e entregamos. Tinha muito dinheiro trocado, mas infelizmente, o cofre da Casa Paroquial estava aberto e ele levou tudo", relatou. O dinheiro era oriundo de doações à Igreja de Garanhuns. (Com informações do G1 Caruaru e vídeo do Portal Agreste Violento)

Clique em player para conferir as imagens do assaltante.



Postado por Carlos Eugênio

Parque eólico de Caetés é vendido em negócio que envolveu 2 bilhões de reais


Enquanto a economia segue relativamente parada, os negócios envolvendo energia renovável avançam. A Casa dos Ventos vendeu dois parques eólicos para a gestora de recursos Cubico, baseada em Londres, por 2 bilhões de reais. Trata-se do maior valor envolvendo a venda de projetos eólicos já construídos no país.

Foram vendidos os parques eólicos de Caetés (foto), no agreste de Pernambuco, de 182 MW, e de Simões, no Sudeste do Piauí, de 210 MW. A Casa dos Ventos é conhecida por desenvolver parques eólicos, prospectando os lugares com melhores ventos. Costuma vender projetos e não parques prontos, como neste caso.

A empresa é do empresário cearense Mario Araripe, conhecido por ter criado a fábrica de jipes Troller, vendida para a Ford nos anos 2000. Com os recursos, a companhia se capitaliza para desenvolver novos parques e participar de novos leilões federais. O negócio foi fechado no fim de 2015 e já recebeu o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O parque eólico de Caetés foi inaugurado dia 29 de setembro do ano passado em cerimônia que contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

PREFEITO DE GARANHUNS REASSUME O GOVERNO.


Izaías reassume Governo e considera “Normais” acontecimentos durante Gestão de Rosa Quidute



O Prefeito Izaías Régis (PTB) reassumiu o Governo de Garanhuns nesta terça-feira, dia 12. Durante o período em que Régis esteve licenciado do cargo (desde o último dia 26 de dezembro), o Município foi governado pela Vice-prefeita Rosa Quidute (PSB).


O regresso do Prefeito ao Município e consequentemente a reassunção do Poder Executivo Municipal estava prevista apenas para amanhã, dia 13, todavia Régis resolveu antecipar o término das suas férias e retornou ao Brasil no dia de ontem, 11, voltando no inicio da tarde de hoje, dia 12, ao expediente normal no Palácio Celso Galvão.


A curta gestão de Rosa Quidute foi marcada pela Intensidade. A Prefeita em Exercício abriu as portas do gabinete para o Atendimento ao Público; recebeu lideranças políticas e adotou posturas firmes, como a convocação extraordinária da Câmara de Vereadores de Garanhuns e o envio do Projeto de Lei criando o segundo Conselho Tutelar no Município.


Mas a ação de Quidute que certamente marcou a sua passagem pela Chefia do Executivo Garanhuense foi à convocação de 59 candidatos aprovados no último Concurso Público realizado pela Prefeitura de Garanhuns. É que, segundo Rosa Quidute, o ato foi marcado pela ‘insubordinação’ de alguns Secretários que se negaram ou deixaram de tomar providências referentes à confecção das Portarias e suas consequentes publicações no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE). As Portarias foram afixadas no Mural da Prefeitura e entregues aos candidatos convocados, assim como o extrato da publicação foi destaque no Diário Oficial do Estado de hoje, dia 12, completando a legalidade do ato da Prefeita.


Ao comentar o fato durante entrevista veiculada na manhã de hoje, na Rádio Jornal, o Prefeito Izaías Régis (PTB) considerou “normal” o fato de alguns Secretários terem deixado de cumprir as atribuições repassadas por Rosa Quidute. “Isso é normal. É uma equipe. A equipe é formada pelo Prefeito. A Vice-prefeita não tinha equipe. Então é normal que a equipe defenda o Prefeito. Então isso não é coisa de se estranhar”, pontuou Izaías.

CLIQUE EM PLAYER PARA OUVIR A ENTREVISTA DO PREFEITO IZAÍAS RÉGIS, NA RÁDIO JORNAL GARANHUNS:



Postado por Carlos Eugênio

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016


Posse dos Conselheiros tutelares de Garanhuns ocorreu neste domingo, 10 de janeiro


Os conselheiros tutelares de Garanhuns, eleitos em outubro de 2015, tomaram posse na manhã deste domingo (10). A solenidade foi realizada na Casa dos Conselhos. Ao todo, 7.240 votos, de 37 urnas, foram contabilizadas. Na ocasião, além dos cinco conselheiros titulares, também foram empossados os cinco conselheiros suplentes. O mandato dos conselheiros inicia amanhã (11) e segue até o ano de 2020.

Na solenidade, compuseram a mesa oficial a prefeita em exercício, Rosa Quidute, o secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, e o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), José Paulino da Silva. Servidores da Prefeitura de Garanhuns, incluindo secretários municipais, entre outras autoridades oficiais e representantes da sociedade civil participaram do momento.

Os conselheiros titulares empossados foram Genoveva Alves; Samuel Vitorino; Ricardo de Souza; Socorro Carvalho e Stoni Costa, respectivamente, de acordo com a ordem classificatória. Também receberam o diploma de posse, os conselheiros suplentes: Manoel Moretson; Eliane Silva; Luciano Ferreira; Isabel Chalegra e Mário de Araújo. Encerrando a cerimônia de posse, a prefeita em exercício assinou o termo de posse dos conselheiros tutelares, juntamente aos candidatos eleitos.

O resultado da eleição foi homologado pelo Comdica e está disponível no portal da prefeitura de Garanhuns (www.garanhuns.pe.gov.br) desde a noite da última sexta-feira (08).

Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Garanhuns.

Rosa Quidute reclama de insubordinação e desrespeito por parte de alguns secretários do Governo Izaías durante sua interinidade à frente da Prefeitura de Garanhuns




As férias do prefeito Izaías Régis (PTB) estão acabando, e ele deve reassumir o cargo no próximo dia 13 de janeiro. Durante sua ausência, os destinos da cidade ficaram nas mãos de Rosa Quidute (PSB), substituta natural, como prevê a Lei Orgânica do Município. Mas, segundo a própria Rosa, sua interinidade de apenas 17 dias à frente do Palácio Celso Galvão não tem sido fácil e foi marcada por cenas de insubordinações pontuais de parte do secretariado de Izaías. De acordo com Bartolomeu Quidute, esposo da vice-prefeita, ela tem sido constantemente tolhida e engessada em suas prerrogativas legais. "Há uma má vontade de certos secretários para cumprir determinações da prefeita em exercício. Alguns viajaram sem comunicado prévio à Chefe do Executivo, caracterizando uma relação de desdenho, desrespeito e insubordinação. É como se eles só seguissem as orientações do prefeito, mesmo este estando afastado do cargo do outro lado do atlântico", revelou Bartolomeu em contato com o V&C. Apesar de efêmera, a gestão interina de Rosa, que termina próxima terça-feira, 12/01, foi pautada dois fatos marcantes. O primeiro foi a mensagem que ela enviou à Câmara Municipal por ordem da Justiça convocando o legislativo em caráter de urgência para apreciar o Projeto de Lei de criação do segundo Conselho Tutelar de Garanhuns. O prefeito Izaías é contra a ação por entender que não há dotação orçamentária para o acréscimo de mais essa despesa. A votação deve acontecer próxima quarta-feira. Já o segundo fato foi a convocação de 59 aprovados no concurso público da prefeitura, ao que tudo indica, sem consulta prévia a Izaías ou ao secretário de Administração. Em seu contato com o blog, Bartolomeu Quidute não citou nomes, fazendo menção apenas ao termo " alguns secretários". O V&C está à disposição do Governo Municipal para, caso queira, possa tecer considerações sobre esta publicação.

domingo, 10 de janeiro de 2016


Conselheiros Tutelares de Garanhuns são Empossados




Os Conselheiros Tutelares de Garanhuns, eleitos em outubro de 2015, tomaram posse na manhã deste domingo, dia 10. A Solenidade foi realizada na Casa dos Conselhos. Na ocasião, além dos cinco Conselheiros Titulares, também foram empossados os cinco conselheiros suplentes. O mandato dos Conselheiros inicia amanhã, dia 11, e segue até o ano de 2020.


Na solenidade, compuseram a mesa oficial a prefeita em exercício, Rosa Quidute, o secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, e o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), José Paulino da Silva. Servidores da Prefeitura de Garanhuns, incluindo secretários municipais, entre outras autoridades oficiais e representantes da sociedade civil participaram do momento.



Os conselheiros titulares empossados foram Genoveva Alves; Samuel Vitorino; Ricardo de Souza; Socorro Carvalho e Stoni Costa, respectivamente, de acordo com a ordem classificatória. Também receberam o diploma de posse, os conselheiros suplentes: Manoel Moretson; Eliane Silva; Luciano Ferreira; Isabel Chalegra e Mário de Araújo. Encerrando a cerimônia de posse, a prefeita em exercício assinou o termo de posse dos conselheiros tutelares, juntamente aos candidatos eleitos.


O resultado da eleição foi homologado pelo COMDICA e está disponível no portal da prefeitura de Garanhuns. (Com informações e imagens de Ruthe Santana e Cloves Teodorico/SECOM/PMG)

Postado por Carlos Eugênio