“Meus atos hoje são anulados pelo prazer do orgulho, da arrogância e da prepotência do Prefeito Izaías Régis”, diz Rosa Quidute em Carta Aberta

A Vice-prefeita Rosa Quidute (PSB) enviou a seguinte Carta Aberta ao Blog do Carlos Eugênio:
“CARTA ABERTA AO POVO DE GARANHUNS - Por Rosa Quidute – Vice-prefeita de Garanhuns.
Quero compartilhar com todos os garanhuenses os momentos de alegria e de angustia que vivi ao assumir a Prefeitura de Garanhuns no período de 27 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016. Foi um período curto, é verdade, mas suficiente para mostrarmos o nosso compromisso com a verdade e com o povo de Garanhuns.
Alegria por poder abrir o Gabinete do Prefeito para a população. Recebemos líderes comunitários, religiosos, políticos, enfim, pessoas simples, que com o seu suor constroem a nossa Garanhuns. Alegria por ter enviado o Projeto de Lei a Câmara Municipal visando à criação do segundo Conselho Tutelar do Município, já que uma Decisão Judicial e a Legislação vigente dão suporte a essa iniciativa. Mas, sobretudo, fiquei feliz por poder convocar os Concursados. Cidadãos que estudaram, que se esforçaram, ficaram privados de horas de lazer e de convívio familiar para conquistar o tão sonhado emprego público e que por consequência mereciam ser convocados para desempenhar as suas funções. Fiquei muito feliz por todas essas ações.
Mas também fiquei triste e acredito que muitos garanhuenses também ficaram por conta dos fatos que marcaram a nossa Gestão em Exercício. Fui desrespeitada, não apenas como Prefeita, mas também como Cidadã. Os atos de insubordinação do Secretário de Administração de Garanhuns, que atendendo a ordens do Prefeito Izaías Régis, deixou de atender as nossas solicitações no tocante a confecção das Portarias de nomeação dos Concursados, me remeteram a momentos de muita angústia.

Como não tinha auxiliares para confeccionar os documentos, bem como analisar as suas particularidades, usei uma das Portarias já assinadas pelo Prefeito Izaías Régis como modelo; fiz um estudo detalhado dos Candidatados que já haviam sido convocados e da Portaria de Homologação do Concurso, bem como me preocupei em apurar os índices da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que em outubro de 2015, estavam em 49,14%, portanto, bem abaixo do Limite Prudencial de 51,3% previstos pela LRF. Trabalhei com responsabilidade, pois minha história de vida mostra que sou assim. Não deixei de exercer o meu papel de Prefeita, legalmente me conferido pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica do Município. Por fim, tive que convidar os Concursados para entregar-lhes as Portarias e assim validar o meu ato, pois não pudemos como Prefeita, publicar a documentação no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE), noutra forma de desrespeito ao cargo de Prefeita.
A minha tristeza se amplia diante das posições do Prefeito Izaías Régis, que ao retornar “ao território brasileiro” considerou normal a forma como fui tratada por “sua equipe” e se posicionou como se Garanhuns fosse uma das suas propriedades, assim como fiquei triste diante da afirmação do Prefeito de que Eu não deveria ter feito nada durante a minha Gestão, me resguardando apenas a figurar como a Prefeita em Exercício, imóvel, inócua e improdutiva. Mas, isso, Prefeito, eu nunca farei!
Mesmo observando que os meus atos hoje são anulados pelo prazer do orgulho, da arrogância e da prepotência do Prefeito Izaías Régis, me sinto realizada, pois conseguimos despertar nesse Governo que desrespeita as pessoas, a necessidade de viabilizar as 186 convocações dos concursados. O Prefeito pode até apagar o nosso nome das Portarias, mas não da consciência das pessoas o nosso esforço, contra tudo e contra todos, para convocar os concursados e ser a Prefeita que Garanhuns merece ter, mesmo que por um curto período. Agradeço a todos que nos ajudaram nessa caminhada. Perdoo aqueles que colocam as ordens superiores acima da ética profissional e me congratulo com os cidadãos de Garanhuns, sempre vislumbrando um futuro melhor para a nossa Cidade.
Um abraço fraterno em todos.
Rosa Quidute
Vice-prefeita de Garanhuns”.
O Blog do Carlos Eugênio está a disposição dos Agentes Públicos citados na Carta Aberta de Rosa Quidute, para que possam dar as suas versões quanto aos fatos publicados neste espaço.
Postado por Carlos Eugênio


Manifestantes discutem com policiais depois que manifestantes foram detidos
Avenida Agamenon Magalhães foi fechada durante passagem dos manifestantes (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Manifestação segue pelo bairro da Boa Vista
Protesto conta com um carro de som (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Integrantes da passeata tentam impedir passagem do carro da polícia com manifestantes detidos
Manifestantes usam instrumentos para protestar contra aumento das passagens
Concentração de manifestantes é na Praça do Derby, na área central do Recife
Manifestantes seguram cartazes com mensagens contra o aumento das passagens










