sábado, 12 de março de 2016


Curva da Laranjeira contará com Lombadas Eletrônicas





A temida ‘Curva da Laranjeira’, localizada na BR-424, rodovia que dá acesso ao município de Correntes, poderá contar com a instalação de Lombadas Eletrônicas.



O Pleito é antigo e foi reforçado, mais uma vez, pelo deputado Estadual Claudiano Martins Filho (PSDB). O Deputado esteve no DNIT e foi recebido pelo Superintendente Regional do Órgão, Cacildo Cavalcante, que garantiu a instalação dos equipamentos naquele trecho da Rodovia. De acordo com Cavalcanti, o DNIT ainda não realizou o serviço, pois depende da instalação de energia elétrica no trecho. Segundo Claudiano, o Prefeito Izaías Régis (PTB) já se prontificou em providenciar a instalação da energia na área, já tendo, inclusive, solicitado o serviço junto à Celpe.

"Acredito que muito em breve teremos esses problemas da Curva da Laranjeira superados, estou alerta, acompanhando o andamento dos serviços", pontuou o deputado Claudiano Filho.


Postado por Carlos Eugênio

sexta-feira, 11 de março de 2016


Pílula contra o Câncer será testada em Humanos




O protocolo de pesquisa com a fosfoetanolamina sintética, substância conhecida como "pílula do câncer", foi aprovado pela Comissão Nacional de ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (Conep/CNS).



A substância se apresenta com potencial para curar o câncer, mas ainda não foi testada em seres humanos e não tem liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada como medicamento. A aprovação do Órgão é necessária para a realização de testes em seres humanos utilizando a fórmula.


Segundo a Conep, a liberação foi feita no último dia 4, e, após a análise de todo o protocolo de análises clínicas, a comissão sugeriu apenas que "não haja limitação de ressarcimento ao participante da pesquisa", referindo-se à verba utilizada para transporte e alimentação dos pacientes. A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou que "não foi notificada sobre a aprovação e aguarda o parecer da Conep, inclusive, para saber se todos os requisitos para o desenvolvimento do protocolo de pesquisa foram atendidos".



Desenvolvida pelo professor aposentado Gilberto Chierice, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, a fosfoetanolamina sintética tem sido o centro de polêmicas após relatos de que seria capaz de curar pacientes com câncer. Durante anos, a substância foi distribuída gratuitamente, mas, até o momento, não há comprovação científica de que tem eficácia. Em dezembro do ano passado, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo anunciou que os testes com a substância seriam realizados em quatro hospitais de referência, entre eles o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), com a participação de até 1 mil pacientes. O investimento informado na época foi de R$ 2 milhões.



FASE INICIAL - Na fase inicial do estudo, dez pacientes serão submetidos ao teste de segurança de dose. Caso eles não apresentem efeitos colaterais, grupos de 21 pacientes para cada tipo de câncer selecionado vão tomar a pílula.

Dez tipos de câncer serão submetidos ao tratamento com a substância: cabeça e pescoço, mama, colo uterino, próstata, estômago, fígado, pulmão, pâncreas, melanoma, cólon e reto. "As análises estão transcorrendo conforme o cronograma inicial", registra o Ministério da Saúde. "Neste sentido, está sendo finalizado o primeiro relatório das atividades realizadas pelos laboratórios e o mesmo será publicado, possivelmente ainda no primeiro trimestre, no website dedicado à fosfoetalonamina", destaca o Ministério. (Com informações do Jornal do Commercio de 9/3/2016)

Postado por Carlos Eugênio

VIVA DOMINGUINHOS: Dorgival Dantas, Elba Ramalho, Mourinha, Quinteto Violado, Jorge de Altinho e Flávio José integram a Programação




O Prefeito Izaías Régis (PTB) anunciou na manhã de hoje, dia 10, a programação oficial do Festival Viva Dominguinhos, evento que acontece entre os dias 21 e 23 de abril, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.



Além dos palcos montados na Praça Cultural e no Espaço Colunata, a população e os visitantes contarão com alguns projetos especiais: o Workshop “Desmistificando a Sanfona”, a intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros” e a Caminhada do Forró Viva Dominguinhos.


O III Viva Dominguinhos vai reunir grandes nomes da música local, regional e nacional. Cristina Amaral, Mourinha do Forró, Quinteto Violado, Kiara Ribeiro, Jorge de Altinho, Forró Pesado, Flávio Leandro, Waldonys, Dorgival Dantas, Maciel Melo, Elba Ramalho, Rogério Rangel e Flávio José são alguns dos principais artistas que irão se apresentar na edição 2016 do Festival. (Com informações da Jornalista Samara Pontes/SECOM/PMG)


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO III FESTIVAL VIVA DOMINGUINHOS:


PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS


Quinta-feira – 21/04:

- Forró Pesado

- Cristina Amaral
- Quinteto Violado
- Jorge de Altinho

Sexta-feira – 22/04:

- Mourinha do Forró

- Flavio Leandro
- Waldonys
- Dorgival Dantas

Sábado – 23/04:
- Kiara Ribeiro

- Maciel Melo
- Elba Ramalho
- Flavio José.



Postado por Carlos Eugênio

Prefeito nomeia nova Secretária de Turismo de Garanhuns




E o Prefeito Izaías Régis (PTB) aproveitou a solenidade de lançamento da programação do Festival Viva Dominguinhos para dar posse à nova Secretária de Turismo de Garanhuns. Trata-se de Neile Barros, que já integrava a equipe da Pasta desde o inicio da atual Gestão.



“Tenho certeza que Neile trabalhará com compromisso e dedicação para manter a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Turismo. É jovem, já demonstrou a sua competência enquanto integrava a equipe de Gerlane e temos plena confiança em seu trabalho”, pontuou o Prefeito Izaías Régis, em entrevista exclusiva ao Blog do Carlos Eugênio.

Em suas primeiras palavras como Secretária, Neile fez questão de ressaltar a qualidade do trabalho desenvolvido por sua antecessora, Gerlane Melo, e pediu a colaboração de toda a equipe do Governo nesse novo desafio em sua vida profissional. “Conto com todos vocês para realizarmos um grande trabalho por Garanhuns”, pontuou a nova Secretária.

CONHEÇA NEILE JEANE FERREIRA DE BARROS - Natural de Garanhuns, solteira, 28 anos, formada em Administração com ênfase em Empreendedorismo na Faculdade de Administração de Garanhuns (Aesga/Faga). Trabalhou como articuladora do Pró-Comércio (parceria Senac e Sebrae), bem como na Empresa São Cristovão e Valor Consultoria. Realizou estágio no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e foi facilitadora na Microlins. Também realizou consultoria e palestras na área financeira, recursos humanos, controle de estoque, atendimento ao cliente e técnicas de vendas. Desde 2013 atuava na Secretaria de Turismo como gerente do Departamento de Turismo.



Postado por Carlos Eugênio

quarta-feira, 9 de março de 2016


Izaías envia projeto a Câmara garantindo a Licença Maternidade de 180 Dias




O Prefeito Izaías Régis (PTB) aproveitou as comemorações do Dia Internacional da Mulher para enviar a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que amplia a Licença Maternidade para 180 dias. Na prática, a ação do Prefeito de Garanhuns restabelece um direito modificado em março de 2014, através da Lei Municipal n° 3977/2014, depois de notificação do Ministério da Previdência Social.


“É muito importante à volta desse direito para as mulheres. Queremos aqui enaltecer a importância da garantia desse direito para as nossas servidoras”, salientou o Prefeito, em postagem no facebook, que justificou a decisão: “a volta deste direito se deu em virtude de contestações administrativas e judiciais contra o Ministério da Previdência Social, que tinha anteriormente retirado este Direito”, chamou a atenção Régis.


O Projeto de Lei agora segue para a Câmara e deverá ser discutido pelos Vereadores e colocado em votação no Plenário, todavia a expectativa é que seja aprovado. “Esperamos que o direito das mulheres seja reconhecido. Nesse dia dedicado às mulheres nada melhor que lutar pelos direitos das mulheres”, publicou o Prefeito Izaías Régis.



ENTENDA A MUDANÇA - A época da mudança (em março de 2014), a Prefeitura, através doInstituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Garanhuns (IPSG), esclareceu que o município de Garanhuns vinha adotando os 180 dias, todavia foi notificado em virtude de uma ação do Ministério da Previdência Social (MPS), que apontou irregularidade no critério e regra de concessão, cálculo e reajustamento do benefício da licença maternidade, que, segundo o IPSG, estava sendo concedida em quantitativo maior do que aquele estabelecido pelo INSS, que é de 120 dias. O MPS deu o prazo de 180 dias para o Município modificar as suas normativas igualando o benefício de licença maternidade ao previsto no art. 71 da Lei Federal n° 8.213/91, sob condições de sofrer penalidades, sendo considerando irregular perante o MPS, não tendo o direito de receber o Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP, o que poderia trazer grandes prejuízos para a municipalidade, que fica impedida de receber recursos federais se não estiver regular e de posse do referido certificado.



“Cumprindo as determinações do Ministério da Previdência, que tem poderes de fiscalização e determinação, o Município de Garanhuns foi obrigado a enviar para Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que originou a Lei n° 3977/2014, voltando à licença maternidade ao quantitativo de 120 dias consecutivos, como era previsto antes da Lei n° 3891/2013, sancionada em 09/04/2013, portanto, o atual governo visando o bem estar das suas servidoras gestantes, tentou melhorar o benefício, mas foi impedido pelo Ministério da Previdência por conta das determinações contidas nas Leis 8.213/91 e 9.717/98”, registrou trecho da Nota enviada a Imprensa em maio de 2014.

Postado por Carlos Eugênio



terça-feira, 8 de março de 2016


HRDM divulga Nota de Pesar pelo falecimento de Dr. Etelvino Chaves‏‏





Dr. Etelvino Chaves
A direção do Hospital Regional Dom Moura vem a público informar e lamentar, o falecimento do Dr. Etelvino Chaves, ex-diretor do HRDM, professor, odontólogo, especialista bucomaxilofacial, ocorrido na manhã desta terça-feira, 08, na capital pernambucana, onde se encontrava internado.


Com a certeza que perdemos um excelente profissional, um grande amigo, e exemplo para a sociedade, fazemos desta nota uma simples homenagem, no mesmo momento em que nos solidarizamos com sua família, sempre enaltecida em suas palavras e ações.


Informações sobre o velório serão dadas assim que confirmadas pelos familiares.


Registramos mais uma vez a perda para a saúde regional, e o amigo presente e sempre disponível, que contribuiu significativamente para a construção de uma sociedade melhor.


Luiz Ribamar Melo
Diretor - Hospital Regional Dom Moura

Manifestação contra Lula e Dilma em Garanhuns. Grupo independente defende movimentação também contra o Governo Izaías




O Movimento Acorda Brasil vem convocando a população de Garanhuns e região para participar da manifestação que pede a prisão de Lula e a cassação de Dilma.



O Movimento, que é Nacional, acontece no próximo domingo, dia 13, e pretende reunir cidadãos, de forma pacifica, para protestar pelas ruas de Garanhuns. A concentração acontece, a partir das 10h, no Relógio das Flores. De lá, os manifestantes seguirão o seguinte percurso: avenida Rui Barbosa; rua 15 de Novembro; avenida Dantas Barreto; avenida Barão do Rio Branco e avenida Santo Antônio, onde defronte a sede da Prefeitura haverá o canto do Hino Nacional e a dispersão.

“Venham de verde e amarelo e rosto pintado. Tragam bandeiras, faixas cartazes, apitos e panelas”, registra Marcelo Torreão, coordenador do Acorda Brasil em Garanhuns, que estima a participação de Ciclistas, Motociclistas, Taxistas, Jeepeiros e Moto-taxistas no Movimento.



GRUPO INDEPENDENTE ENSAIA MOVIMENTO CONTRA IZAÍAS – E segundo informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio, um grupo de cidadãos de Garanhuns, independentes ao Movimento Acorda Brasil, deve aproveitar a manifestação contra Lula e Dilma, para protestar também contra o Prefeito Izaías Régis (PTB).


A intenção é confeccionar faixas e cartazes, assim como utilizar carro de som, e registrar nas ruas da Cidade o descontentamento de alguns cidadãos com a condução do Governo de Garanhuns, sobretudo no segmento da educação, que vem sendo alvo de sistemáticas denuncias nos últimos dias.

Todavia, segundo o coordenador do Acorda Brasil em Garanhuns, Marcelo Torreão, a Manifestação do próximo domingo, dia 13, “será totalmente pedindo a prisão de Lula e cassação de Dilma” e que nenhum ato contra Izaías contará com a participação do Movimento.

Postado por Carlos Eugênio