sábado, 5 de março de 2016


Vereador denuncia falta de Merenda em Escola. Secretária explica falha e Garante oferta dos Alimentos em dois Horários por Turno Escolar




O Vereador Sivaldo Albino (PPS) segue exercendo uma forte oposição do Governo Izaías Régis. Hoje, dia 4, Albino trouxe a informação de que os alunos da Escola Municipal São Camilo, localizada na Cohab 1, teriam sido liberados antes do final das aulas por falta de merenda.


O Parlamentar também exibiu um vídeo em que uma Cidadã, de identidade não registrada, denunciava que também faltava papel higiênico e água potável para os alunos. “Irei conversar com meus companheiros da Oposição para tomarmos uma atitude a esse respeito, não podemos deixar que essa situação continue”, chamou a atenção Sivaldo.



Em contato com a secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins, o Blog do Carlos Eugênio apurou que a falta de merenda na Escola Municipal São Camilo foi um fato isolado. A Secretária garantiu que não houve falta de alimento nas demais escolas. “Os alunos da São Camilo não estão sendo liberados mais cedo de suas aulas. Nossos estudantes foram liberados no dia de hoje numa situação excepcional, já que nesta sexta-feira, dia 4, nossas merendeiras participaram de uma capacitação com o objetivo de cada vez mais oferecer uma merenda de melhor qualidade. Por isso, hoje, é somente na Escola São Camilo, não houve a merenda para os alunos”, registrou a Secretária, adiantando que a oferta de água potável também está regularizada.



Já em relação à falta do material de limpeza, a professora Janecélia revelou que a São Camilo está com todos os materiais de higiene repostos. “Reafirmo o cuidado que temos com os nossos alunos, pois trabalhamos arduamente para atender as necessidades de todas as nossas Unidades Escolares”, esclareceu a Secretária de Educação de Garanhuns, revelando que a partir do próximo mês de abril, os alunos das Escolas Municipais passarão a contar com o oferecimento da merenda em dois momentos: “contaremos com duas refeições em cada turno. Duas pela manhã e duas à tarde”, finalizou a professora Janecélia Marins.




ENCONTRO DE MERENDEIROS ESCOLARES É REALIZADO - A Secretaria de Educação e Esportes promoveu, durante todo o dia de hoje, 4, o 2º Encontro de Merendeiros Escolares. A ação foi realizada no auditório da Escola Municipal Jaime Luna, localizada na Cohab 3. O Prefeito Izaías Régis (PTB) participou da abertura do Evento e fez a entrega simbólica dos kits para merendeiros na ocasião.

Durante o Encontro, os Profissionais vivenciaram atividades voltadas aos conceitos básicos de higiene e boas práticas na manipulação dos alimentos; controle de qualidade; atribuições e responsabilidades. (Com imagens de Samara Pontes e Aquiles Soares/SECOM/PMG)

Postado por Carlos Eugênio

Hemope apela por Doadores de Sangue




A epidemia de arboviroses provocadas pelo Aedes aegypti é uma das causas da diminuição de doações de sangue no Hemocentro de Pernambuco (Hemope). A unidade de saúde registrou déficit de cerca de mil bolsas de sangue entre janeiro e fevereiro deste ano. Por isso, apela para que os pernambucanos se sensibilizem e tornem-­se doadores.


"Com as epidemias que estão circulando no Estado e o adoecimento da população, muitos dos nossos doadores regulares não estão comparecendo por estarem doentes ou cuidando de familiares. Sabemos que estamos vivendo um período de epidemias e é necessário que a população se mobilize. Saímos de uma média de 8 mil bolsas para 7 mil, em um mês. A meta é manter o número de doadores de sangue", ressalta a diretora do Hemocentro, Yeda Maia.



Além do hemocentro do Recife, interessados podem realizar a doação nas unidades do interior, dentre elas a de Garanhuns. O Hemope fornece hemocomponentes para os hospitais da rede pública, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes.

O Doador, aqui no Agreste Meridional, pode ir ao Hemope Garanhuns de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h. É preciso que ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 quilos. "É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente. Se contraiu Dengue, Zika ou Chikungunya ou esteja com qualquer sintoma dessas doenças, só deve fazer a doação após 30 dias do desaparecimento desses sintomas", explica a diretora de Hemoterapia, Ana Fausta. (Com informações do Jornal do Commercio)

Postado por Carlos Eugênio

quarta-feira, 2 de março de 2016


Morre Leonardo, ex-atacante do Sport




Morreu na tarde desta terça-feira, dia 1º, o ex-atacante Leonardo, de 41 anos. O ex-jogador sofreu uma falência múltipla dos órgãos às 15h15min. Ele estava internado desde o dia 3 de fevereiro no Hospital da Restauração, área central do Recife.


O falecimento de Leonardo foi confirmado pela chefe da UTI do HR, a médica Fátima Buarque. Na manhã desta terça-feira, a Médica informou que o ex-atacante tinha iniciado o procedimento de hemodiálise no domingo, pois os rins não estavam funcionando satisfatoriamente.


O Artilheiro foi internado após ter uma convulsão. Inicialmente, Leornado foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada e em seguida transferido para o HR. O ex-jogador foi diagnosticado com uma neurocisticercose, doença oriunda da ingestão de carne de porco mal tratada. Leonardo dependia da ventilação mecânica para respirar e permanecia sedado, para evitar crises convulsivas.




O jogador passou três vezes pelo Sport, time pelo qual marcou 133 gols, alcançando a marca de terceiro maior artilheiro do time. Além de ser ídolo do Leão, Leonardo contabilizou passagens por vários clubes do Brasil. O atacante defendeu Vasco, Corinthians, Palmeiras e Cruzeiro. Já no final da carreira, Leonardo defendeu o Sete de Setembro, aqui de Garanhuns. (Com informações do JC Online)

Postado por Carlos Eugênio

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016


EM CHAMAS: Incêndio é registrado no Magano




Um incêndio foi registrado na tarde de hoje, dia 28, no bairro do Magano, aqui em Garanhuns.



A ocorrência foi registrada por volta das 16h pela seção do Corpo de Bombeiros, depois de ser acionada por uma Empresa de Vigilância, de que um caminhão estacionado no pátio do depósito da Eletropiso (loja de material para construção), localizada na rua Julião Cavalcante, estava em chamas.

Ao chegar ao local à equipe do Corpo de Bombeiros contatou que as chamas já atingiam outros produtos do depósito, todavia, numa ação rápida, conseguiram controlar as chamas e dar fim ao incêndio. Foram registrados apenas danos materiais. Até o momento não foram identificadas as causas da ocorrência. (Com informações e imagens do site Agreste Violento –www.agresteviolento.com.br )


Nas imagens abaixo, exibidas originalmente no grupo “Quem Pensa em Garanhuns”, do WhatsApp, você pode conferir os estragos causados pelas chamas:


GARANHUNS: Jovem de 21 Anos Morre em Acidente




A Polícia Rodoviária Federal registrou na noite de ontem, dia 27, um acidente no KM 109, da BR 424, mais precisamente nas proximidades do trevo de acesso ao município de Lagoa do Ouro, que resultou na morte de um Jovem de apenas 21 anos.





O condutor de um Gol, de placas OYN 2534, de Garanhuns, perdeu o controle do veículo e capotou naquela Rodovia. Leonardo de Oliveira Lacerda dos Santos (imagem ao lado), conhecido popularmente por Léo Lacerda, de 21 anos, e residente aqui em Garanhuns, não resistiu aos ferimentos e faleceu ao dar entrada no Hospital Regional Dom Moura, após ser socorrido por uma Unidade do SAMU.

Ainda segundo informações de populares, outros três jovens estavam no veículo no momento do Acidente e dois deles, de identidades não registradas, ficaram feridos, todavia, não apuramos maiores informações a cerca do quadro de saúde das Vítimas . O Corpo do Jovem Léo Lacerda foi encaminhado ao IML de Caruaru. (Com informações e imagens de http://www.arletesantos.com.br/ e www.agresteviolento.com.br)

Postado por Carlos Eugênio