sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016


PROFESSORES DE PALMEIRINA PERMANECEM EM ESTADO DE GREVE




Os professores municipais de Palmeirina permanecem em Estado de Greve conforme a decisão aprovada em assembleia geral realizada na manhã da quinta-feira (11). Um novo encontro dos educadores já estar marcado para próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, onde poderá ser decretado ou não, o movimento paredista.


Após o encontro, os educadores farão um ato público para denunciar à sociedade o desrespeito da gestão municipal para com a categoria que vem sofrendo há meses com constantes atrasos salariais, não pagamento do terço de férias e do retroativo referente ao reajuste salarial de 2015.


“No dia 15 haverá uma assembleia definitiva. Mas a paralisação só não ocorre se o poder executivo não apresentar uma proposta coerente em relação às reivindicações”, disse o secretário de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas do Sinpro Pernambuco, George Sanguinetto.

Postado por Ronaldo Cesar às 11:00

Concursos Públicos das Polícias Civil e Militar de Pernambuco - Novas Informações!




Os editais para concursos das Polícias Civil e Militar de Pernambuco podem ser lançados nos próximos 30 dias. O secretário Alessandro Carvalho garantiu a realização dos certames, ontem. De acordo com ele, a ideia é formar as duas novas turmas até o carnaval de 2017.


Serão dois concursos distintos. Um deles pretende preencher 100 vagas para delegados, 500 para agentes, 50 para escrivãos e 316 cargos diversos da Polícia Científica, entre eles peritos. Já no outro, serão contratados 1,5 mil soldados da PM. Segundo Carvalho, houve ratificação da dispensa de licitação para os certames, processo realizado pela Secretaria de Administração.


O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) irá organizar o certame da PM. Já o concurso da Polícia Civil deve ser realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe/ Cespe).

UPAE Garanhuns realiza Procedimentos Cirúrgicos




Através de Médicos Especialistas e equipes de Enfermeiros e Técnicos, a UPAE Garanhuns vem realizando cirurgias eletivas em diversas áreas, de pequeno e médio porte, em seu próprio bloco cirúrgico.



“Atendemos em nosso Bloco Cirúrgico um paciente que precisa de um procedimento mais simples, com agendamento prévio, após consultas e exames aqui mesmo na UPAE Garanhuns. Os pacientes têm alta no mesmo dia do procedimento”, afirma Gustavo Amorim, coordenador geral da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado de Garanhuns.

A UPAE Garanhuns oferece atualmente procedimentos cirúrgicos nas áreas de: Oftalmologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cirurgia Geral, sempre com encaminhamento dos Médicos daquela Unidade. Os Pacientes são agendados pela Regulação Regional, depois de consulta nos PSF´s dos 21 Municípios que integram a V GERES. (Com informações da ASCOM UPAE/Garanhuns)

Postado por Carlos Eugênio

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016


Governo do Estado garante continuidade do Festival de Jazz em Gravatá




O Jornal do Commercio de hoje, dia 11, traz a informação de que quando a Uptown Band tocou a última música do Gravatá Jazz Festival 2016, Giovanni Papaléo, produtor do Gravatá Jazz Festival, suspirou de alívio.




É que Ele e sua equipe montaram a programação do evento em cerca de 30 dias, e só conseguiram a confirmação de patrocinador, a quinze dias do evento. "Soubemos da desistência oficial da Prefeitura de Garanhuns mais ou menos 35 dias antes do início do Festival. Foram surgindo os apoios, o secretário de turismo Felipe Carreras, depois do Coronel Mário Cavalcanti, interventor de Gravatá, que acolheu o evento na cidade, faltando 15 dias para o evento foi que conseguimos um patrocinador, a Brasil Kirin -­ Devassa. Muito importante também foi o apoio que recebemos da iniciativa privada de Gravatá, algo que aconteceu muito pouco nas outras edições", desabafou no palco Papaléo.



Já o secretario de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, que esteve no palco do GJF na terça­-feira, dia 9, reafirmou o interesse do Governo na continuidade do Festival. “O festival de Jazz de Gravatá chegou para ficar!”, postou o Secretário em sua página no facebook.





Segundo pesquisa da Fliporto Editora, divulgada pela coluna Viver, assinada pelo jornalista João Alberto, do Diário de Pernambuco, a realização do Gravatá Jazz mostrou números muito favoráveis. 97% dos participantes aprovaram o Evento. Desses, grande maioria veio do Recife, 40%; outros 22% eram de Gravatá, enquanto que 20% vieram de outras cidades pernambucanas e 18% de outros Estados. Ainda segundo a Associação de Turismo de Gravatá foi registrada uma ocupação de 95% da rede hoteleira local. A Polícia Militar registrou que o Evento contou com um público médio de 6 mil espectadores por noite e estimou o público de todos em 40 mil pessoas. “A emenda saiu melhor do que o soneto”, avaliou o jornalista José Teles, do JC, que acompanhou todas as edições do Garanhuns Jazz Festival.



Enquanto isso, de acordo com informações da Prefeitura de Garanhuns, o Garanhuns Jazz Festival, que por conta da falta de recursos não foi realizado neste ano, voltará a integrar o Calendário de Eventos do Município em 2017. Vale registrar que segmentos como a rede hoteleira, bares e restaurantes e taxistas reprovaram a decisão do Governo Izaías Régis, já que contabilizaram prejuízos neste período.

Postado por Carlos Eugênio

TODOS CONTRA O MOSQUITO: Exército e Secretaria de Saúde buscam conscientizar População quanto aos riscos do Aedes Aeghypti




Aproximadamente 240 militares do 71° Batalhão de Infantaria Motorizado, divididos em seis pelotões, bem como servidores da Secretaria Municipal de Saúde estarão participando nesse sábado, dia 13, de uma ação em combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus. A mobilização, intitulada “Dia Nacional de Esclarecimento”, tem o objetivo de aprofundar o nível de conscientização da população quanto à gravidade da proliferação do Mosquito.



Durante a mobilização, os profissionais de saúde, junto aos militares disponibilizados pelo Exército Brasileiro, estarão percorrendo os bairros de Garanhuns que possuem maior incidência de infestação predial. Nessa etapa, serão distribuídos, em cada casa visitada, materiais informativos sobre as medidas de prevenção e combate ao Aedes aeghypti. Ao mesmo tempo, os profissionais estarão abordando os moradores da área e repassando orientações sobre a importância de todos colaborarem com a Campanha.


“Saber que estaremos junto ao Exército nessa campanha é, sem dúvida, de grande importância para potencializar essa luta em nosso Município. Pela quantidade de profissionais que participarão dessa mobilização, tenho certeza que conseguiremos mobilizar os garanhuenses nessa causa. Se todos colaborarem com a proposta, manteremos a nossa cidade segura para todos”, ressaltou o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis. (Com informações deRuthe Santana/SECOM/PMG)




Postado por Carlos Eugênio

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016


GARANHUNS: Concursados denunciam que Prefeitura está implantando Carga Horária superior a Legislação Vigente




Três servidores que realizaram o último Concurso da Prefeitura de Garanhuns e que tomaram posse nos seus cargos, recentemente, mantiveram contato com o Blog do Carlos Eugênio para denunciar que estão sendo orientados a exercer uma carga horária superior a prevista no Artigo 85, da Lei nº 6.123, que rege o Certame, conforme a Portaria GP nº 98/2015, de 3 de fevereiro de 2015.



Edital do Concurso

Segundo os Servidores, o Governo de Garanhuns vem implantando uma carga horária de 8 horas diárias, com a justificativa de que o Edital do Certame previa tal informação, todavia a Lei nº 6.123, de 20 de julho de 1968, citada no Edital como legislação que norteia a Seleção Pública é clara e estipula uma carga horária 6 horas por dia e 30 horas semanais e não às 8 horas diárias e 40 semanais que vem sendo cobrada aos novos Servidores Municipais. “Estão se baseando num Estatuto Municipal que sequer existe! Como podemos trabalhar oito horas, se um servidor antigo, que exerce o mesmo cargo, só trabalha seis horas”, observou a candidata concursada para o cargo de Agente de Disciplina, que pediu reserva da sua identidade.



Trecho da Lei nº 6.123/98.

O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Prefeitura de Garanhuns para que pudesse dar a sua versão quanto à denúncia dos candidatos. O Governo Municipal ficou de enviar a posição da Administração através de Nota Oficial, todavia, até a publicação dessa reportagem, o material não foi enviado ao Blog.



A POSIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO -O Blog do Carlos Eugênio também manteve contato com o Promotor de Justiça, Domingos Sávio, para obter a posição do Ministério Público a cerca do tema. Numa análise preliminar, o Promotor pontuou que o pleito escaparia as atribuições do Órgão e que “caberia aos interessados pleitear pessoalmente ou por meio do Sindicato, em sede administrativa (Prefeitura), ou de Advogado, em sede judicial (Justiça)”, registrou o Promotor, sem descartar a possibilidade de adotar medidas, após análise mais profunda, visando reparar o suposto erro do Governo Municipal.



SINDICATO SE PRONUNCIA - Em entrevista veiculada na Rádio Jornal, em março de 2015, portanto antes da realização das provas do Concurso, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Garanhuns, Luciano Florêncio, garantiu que em contato com o Prefeito Izaías Régis ficou acertado que a carga horária dos Servidores de Garanhuns não seria ampliada, permanecendo nas 6 horas diárias e 30 horas semanais.“Conversei com o Prefeito Izaías e com Tony Neto, que é um dos procuradores do Município, e ficou acertado assim: você que vai fazer o concurso público do município de Garanhuns, quando assumir o cargo na Prefeitura vai trabalhar 6 horas diárias, 30 horas semanais, como diz a Lei”, registrou Luciano Florêncio.(Relembre, clicando AQUI)



ADVOGADO ANALISA QUESTÃO - Para ter uma posição mais clara sobre o tema, o Blog do Carlos Eugênio solicitou a um Advogado da Cidade, que também preferiu não ter seu nome registrado, que analisasse o fato. A posição do profissional da área do direito foi a seguinte:


“O princípio da ISONOMIA exige tratamento igualitário para os que estão numa mesma posição (no caso, submetidos ao mesmo regimento). Com base no princípio da vinculação ao edital, o Poder Público encontra-se tão ou mais sujeito à observância desse instrumento do que os próprios candidatos, pelo simples fato que presidiu a sua elaboração, portanto, determinou o seu conteúdo e, como tal, deve ser fiel às legislações vigentes, sendo anuláveis as cláusulas e condições jurídicas inconsistentes. Assim, tomando como foco, por agora, as jornadas de trabalho estabelecidas no Edital do Concurso da Prefeitura de Garanhuns (8 horas diárias), demonstram claro afrontamento as regras estabelecidas no vigente Estatuto adotado ao funcionalismo desse Município (6 horas diárias), acredito que cabe aos que se julguem prejudicados a adoção de medidas judiciais que forcem às correções necessárias”, pontuou o Advogado, que finalizou, alertando: “a Administração Pública está vinculada ao Princípio da Legalidade Explícita, ou seja, sempre se submeterá à lei e só poderá agir quando – e como – a lei autorizar, não podendo o administrador afastar-se ou desviar-se dos mandamentos da legislação e das exigências do bem comum, sob pena de praticar ato inválido e expor-se à responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso”, finalizou o Profissional da área do Direito.


O Blog do Carlos Eugênio segue a disposição da Prefeitura de Garanhuns para publicar a sua versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem.

Postado por Carlos Eugênio

SAÚDE EM GARANHUNS: Paciente espera Um Ano e Quatro Meses e Prefeitura não Libera Exame, denuncia Vereador




E não é apenas no Hospital Regional Dom Moura que a população de Garanhuns vem sofrendo com o deficitário Sistema Público de Saúde. Quando o cidadão precisa dos serviços da Prefeitura para tratar alguma enfermidade, também encontra dificuldades, sobretudo com a demora na autorização de exames.


O Vereador Sivaldo Albino (PPS), que é um ferrenho opositor ao Governo Izaías Régis, encaminhou a toda imprensa garanhuense, o relato da cidadã Helena Cavalcante Leite, que depois de esperar um ano e quatro meses pela liberação de um exame de Endoscopia Digestiva, teve a requisição devolvida, sem, segundo o Parlamentar, ter realizado o procedimento.


Confira o material enviado por Sivaldo Albino:



“PACIENTE ESPERA UM ANO E QUATRO MESES E PREFEITURA NÃO LIBERA EXAME - O Governo do Prefeito Izaías Régis continua desrespeitando os cidadãos e as cidadãs de Garanhuns, principalmente nos momentos em que eles mais precisam do Poder Público Municipal: na hora da enfermidade, quando precisam de exames e consultas para diagnosticar possíveis doenças.


Após recebermos em outubro do ano passado denúncia do cidadão José Maria da Silva, que foi atendido no Posto de Saúde da Cohab 1 (relembre clicando AQUI), entregar cópias da requisição médica e da autorização para realização do seu exame comprovando que passaram 294 dias para serem liberados, agora a situação é pior e o desrespeito continua.



A Senhora Helena Cavalcante Leite encaminhou ao nosso Gabinete cópia de uma requisição para fazer uma Endoscopia Digestiva que foi entregue no dia 04/08/2014 para ser autorizado no Posto de Saúde da Boa Vista, ocorre que, após um ano e quatro meses a requisição foi devolvida pelo Posto de Saúde sem ser autorizada. É inadmissível que continuemos aceitando essa falta de respeito com o povo de Garanhuns, especialmente quem precisa dos serviços públicos. Isso tem ocorrido com várias pessoas do nosso Município que estão à espera de autorizações de exames. Para onde estão indo os milhões que estão sendo usados na saúde de Garanhuns?


A população que procuram e fica a espera desses exames está correndo um sério risco de comprometer o seu problema de saúde, levando cidadãos e cidadãs que pagam os seus impostos, até podendo causar risco de morte por conta da falta de respeito do Governo do Prefeito Izaías Régis com a população que precisa dos serviços de saúde da Prefeitura.


É preciso respeitar nossa população, Garanhuns não merece tal falta de respeito de uma administração que estufa o peito para dizer que essa é a cidade que a gente quer! - Sivaldo Albino - Vereador”.


O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Prefeitura de Garanhuns para que pudesse se pronunciar quanto à denúncia do Vereador, mas até o momento, não recebemos qualquer posição do Governo Municipal. Seguimos a disposição da Prefeitura/Secretaria de Saúde para publicarmos a sua versão quanto aos fatos registrados nesta reportagem.

Postado por Carlos Eugênio