sexta-feira, 22 de janeiro de 2016


GLOBO APOSTA NO NORDESTE PARA TENTAR RETOMAR SUA AUDIÊNCIA



Maciel Melo, Rodrigo Santoro e Xangai
Por Junior Almeida

Primeiro os vídeos cassetes e depois DVDs, a tv por assinatura e mais recentemente a internet, que concorre inclusive com a tv paga, e também a baixa qualidade de suas programações, fazem com que as redes de televisão abertas do país cada vez mais tenham que se virar nos trinta para segurar o telespectador em frente a tv. Às vezes até apelam com sexo e violência. Preocupada com índices de audiência cada vez menores, bem abaixo dos áureos tempos, a Rede Globo de Televisão quer repetir o sucesso dos seus antigos folhetins, e o caminho parece ser o lado de cá do mapa.

Já deu certo com Saramandaia, que inclusive foi regravada em 2013, O Bem Amado, que teve o seu filme bem aquém da série da televisão e o maior sucesso da emissora: Roque Santeiro, que chegou aos absurdos 100% de audiência, segundo o Ibope. A coincidência é todos esses sucessos são de Dias Gomes e ambientadas no Nordeste, que na extinta Tv Manchete, ainda fez a novela Mandacaru, que até hoje é bem lembrada. A aposta da vez agora é a novela de Benedito Ruy Barbosa, Velho Chico, que como diz o próprio título, é passada às margens do Rio São Francisco.

A NOVELA- A história da vai acontecer em uma cidade imaginária de nome Grotas, que será vizinha a Bom Jesus da Lapa, e será dividida em três fases começando nos anos 70, 80 até os dias atuais.

O tema principal da novela será o Rio São Francisco, por isso ele pode ser considerado um personagem bastante importante para a trama, afinal, por ideais diferentes relacionadas à sua transposição, duas famílias vão viver em pé de guerra.
Velho Chico, como em todas as novelas, terá uma grande história de amor, essa no estilo Romeu e Julieta. Na trama, um romance de uma mulher, filha de um homem que é a favor da transposição do rio, por um homem que é filho do maior inimigo de seu pai e que luta a favor doVelho Chico.

O ELENCO- Além dos já consagrados nas telas Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Marina Nery, Antônio Fagundes, Paula Barbosa, Patricia Pillar, Marcos Palmeira, Fernanda Montenegro, Dira Paes, Christiane Torloni dentre outros, a grande novidade é a participação dos cantores Xangai e Maciel Melo, que interpretarão uma dupla de violeiros na primeira fase da trama.
O baiano Xangai, autor de clássicos como Matança, ABC do Preguiçoso e Estampas do Eucalol, foi quem indicou o nome do amigo e grande menestrel pernambucano Maciel Melo, para o elenco.
Maciel Melo, o "Neguinho de Heleno", nascido em Iguaraci, Sertão de Pernambuco, é autor de clássicos como Caboclo Sonhador, Que Nem Vem Vem, Dama de Ouro e a linda A Poeira e a Estrada, que ele fez para o amigo Valmat Belarmino, e que é também o título do seu excelente livro.

GRAVAÇÕES- Um grande número de profissionais envolvidos diretamente com a novela movimentam a região de Piranhas (AL), Paulo Afonso (BA) e Canindé do São Francisco (SE). É que boa parte das cenas da novela estão sendo gravadas atualmente em Piranhas, Alagoas, e moradores locais estão sendo aproveitados no elenco. É o caso do guia turístico Fábio Moura (foto), que comanda um grupo de teatro local. Fábio, que assim como todo guia de Piranhas se veste de cangaceiro, está no elenco de apoio e fará uma participação na primeira fase da novela, e se diz muito feliz por fazer parte do elenco.
Sempre interpretei em peças sobre o cangaço, que é o mote do turismo local, apresentadas principalmente para os turistas, mas dessa vez será bem diferente, mesmo que seja uma pequena participação - Disse o guia.

Postado por Roberto Almeida às 20:41 Nenhum comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário